Trevas sobre Trevas

Padrão

A apropriação do espaço urbano comum e do tom da narratologia social de costumes pelo pentecostalismo é visível em tantas perspectivas e segmentos, que escrever sobre isso requer um tratado de Sociologia. Se juntar aspectos teleológicos então… mesmo se existissem folhas na mesma quantidade de elétrons que existem no universo, não daria nem pra finalizar uma introdução.

A hegemonia da ideologia de Lutero se vê hoje na moção provinciana do vereador Rodini da Câmara Municipal de Ribeirão Preto para um beijo gay numa peça publicitária de um personagem fictício que foi veiculada na Noruega, da mesma forma que vemos ‘pregadores’ em lotações pelo país afora.

Talvez, o messianismo milenarista esteja aí para ficar, como uma resposta reinventada para um mundo cada vez mais tecnologógico e virtualizado no bit. Talvez, um novo restauracionismo aconteça para os avanços do próximo século.

Seria interessante saber disso daqui há cem anos…

… mas o que acontece hoje, já é interessante.

Participei de um evento litúrgico de uma denominação romana católica na semana passada. Tirando a prática de agachamentos, percebi na fala de duas pessoas do evento, apóstolos da fé da mitologia cristã, uma crítica desvelada e cínica ao Evangequistão.

Chamou-me atenção isto, pois este é um pensamento que todo católico romano bafeja no círculo íntimo, mas raramente em público.

Nesta segunda-feira, lendo um blog de política, onde o autor é acólito da Carta aos Romanos, ocorreu uma crítica aos vendilhões pentecostais de maneira gratuita, que jamais li naquele fórum.

A proximidade dos dois eventos, agregado a noemação de um teísta ‘terrivelmente’ teísta para o mais alto cargo do poder judiciário (agora além dos fiscais de c*, teremos um togado para apreciar os casos de c*), talvez tenha virado uma sofreguidão de ressentimento dos papistas contra os reformados, não sei… mas, como ateu, fiquei bastante curioso.

É estimulante a expectativa do que virá a frente …

Estou ouvindo uma playlist em elegia ao Leonard Cohen enquanto escrevi estas toscas palavras:

I see you standing on the other side
I don’t know how the river got so wide
But I loved you, baby, way back when
All the bridges are burning that we might have crossed

Tower of Song, Leonard Cohen

Don't be a troll; neither a pussy too.