As mil facetas de Sidney Lotterby [30]

Padrão

Acho que numa noite, eu e a Liz fomos fazer o ‘velho programa’ com o B.i.t.c.h.ô, beber e ouvir música, que ele ‘pirateou’ o disco “Field Commander Cohen”.

Eu já tinha ouvido Cohen antes, mas nunca um disco inteiro, e este era um registro ao vivo da voz e dos versos. Passamos mais de uma hora discutindo a poesia e depois, claro, pedi uma cópia para mim.

Quem não conhecesse o Maurício poderia pensar que poesia e romance passavam longe dele. As mulheres com quem ele teve vivência sabiam que ele tinha tanto a finesse de corvo comendo um olho de um cadáver quanto a mordacidade de Oscar Wilde de ressacada; mas ele sabia amolecer a voz para ter momentos de Sam Cooke ou Marvin Gaye com palavras de um Rudyard Kipling.

Logo, eu não estranhava que um dia nós ouvíssemos Brujeria, e noutro Leonard Cohen.

Como já escrevi, uma métrica e um ritmo com palavras bem escolhidas captavam sua atenção imediata, seja numa música de protesto dos anos 60, seja nas palavras da Gillian Mccain ou nos versos da Patti Smith.

Esta percepção estética aprendi com ele aos poucos, nas bebedeiras e nas tirações de sarro, saia um comentário aqui e acolá sobre o que tocava nas caixa de som ou sobre os livros que ficavam espalhados nos colos, na cama, na mesa,…

Até aquela noite, Leonard Cohen para mim era um cantor romântico como qualquer um. Quando saí trôpego de lá, só via o poeta.

Lembrei desta primeira experiência com Cohen com o Bitchô, porque hoje estou ouvindo “Leonard Cohen – Thanks for the Dance” de 2019, um disco póstumo onde a voz lânguida de Cohen é equilibrada com versos que resultam numa branda e melódica despedida.

A poesia do disco? É Cohen, né? Abra um vinho, e bem acompanhado aprecie o que versos simples podem fazer por sua psique.

And there’s nothing to do
But to wonder if you
Are as hopeless as me
And as decent
We’re joined in the spirit
Joined at the hip
Joined in the panic
Wondering if
We’ve come to some sort
Of agreement

Thanks for the Dance – Leonard Cohen

Don't be a troll; neither a pussy too.