Estórias da Caserna [10]

Padrão

Numa reunião que participei hoje, utilizaram o nome do meu pai de forma preconceituosa e racista.

Quem me conhece e conhecia meu pai, sabe que a expressão é pejorativamente agressiva na questão racial, mas principalmente, na caracterização regional.

Acho que fiquei um pouco (é possível?) lívido, mas não esbocei nenhuma reação enquanto todos riam. Qualquer comentário de minha parte poderia constranger as pessoas presentes, e algumas delas não poderiam jamais ser constrangidas.

Mas entre a ofensa e a memória, pensei em quantas vezes meu pai não tivesse ouvido algo similar e ficou calado como o filho dele ficou.

O racismo estrutural manifestou-se hoje no meu silêncio.

Curiosamente, o nome de meu pai, que já foi muito comum na Idade Medieval alcunhando até papas, chamou minha atenção pela primeira vez no famoso livro de Masoch. Mas isto eu nunca falei pra ele.

Don't be a troll; neither a pussy too.